Estratégias de aprendizagem e cursos de educação a distância: satisfação dos alunos matriculados e egressos em cursos profissionais

Ronielton Rezende Oliveira, Luiz Antônio Antunes Teixeira, Maria Edilene do Amaral Silva Santos

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As instituições de ensino superior necessitam compreender a percepção dos seus alunos para efetivamente estabelecer ações de gestão acadêmica. Este estudo apresenta o efeito da estratégia de aprendizagem na satisfação com o curso dos alunos matriculados e egressos do Centro de Educação Aberta e a Distância do Campus Ouro Preto do Instituto Federal Minas Gerais. A estratégia metacognitiva e estratégia autorregulatória constituem os antecedentes da estratégia de aprendizagem. A análise de dados utilizou a estatística multivariada por meio da Modelagem de Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais. Os resultados apontam que os alunos egressos inseridos no mercado de trabalho na área de conhecimento do curso que realizaram, percebem com mais clareza a importância da capacitação e educação na sua vida profissional. A estratégia metacognitiva é a que se destaca, ao ser aquela que conduz o aluno a refletir sobre o seu próprio pensamento para realizar uma atividade com sucesso e alcançar seu objetivo de aprendizado.

Palavras-chave: Educação. Metacognição. Autorregulação. Análise Multi-grupo. PLS-MGA.

Learning strategies and distance education courses: satisfaction of students enrolled and graduated in professional courses

Abstract

The higher education institutions need to understand the perceptions of their students to effectively establish academic management actions. This study exhibits the effect of the learning strategies on course satisfaction of the enrolled and graduated students from Open and Distance Education Center of Ouro Preto Campus of the Federal Institute of Minas Gerais in Brazil. Metacognitive strategy and self-regulatory strategy are the antecedents of the learning strategies. Data analysis used multivariate statistics through Partial Least Squares Structural Equation Modeling. The results point out that the students who entered the labor market in the field of knowledge of the course they performed clearly perceive the importance of training and education in their professional life. Metacognitive strategy is the one that stands out, because it is the one that leads the student to reflect on his own thinking to carry out a successful activity and achieve his learning objective.

Keywords: Education. Metacognition. Self-regulation. Multi-group analysis. PLS-MGA.


Palavras-chave


Educação; Metacognição; Autorregulação; Análise Multi-grupo; PLS-MGA

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