Editorial

Simone Magela Moreira

Resumo - visualizações: 1296


Desde sua primeira edição, o Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação (SEP) promovido pelo Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do Instituto Federal de Minas Gerais (MPSTA-IFMG), tem buscado trazer um legítimo ambiente de discussão e troca de saberes, pautado na diversidade das atuais pesquisas em ciências ambientais.

Nesta publicação especial, pelo segundo ano consecutivo, a Revista ForScience, como forma de promover o conhecimento científico e de estimular a participação e publicação dos trabalhos neste evento, disponibiliza os sete artigos mais bem avaliados do III SEP realizado em Outubro de 2017 no Campus Bambuí/IFMG. Aliados às linhas de pesquisa, demonstram a dedicação dos mestrandos e orientadores na conquista de um profissional cujos avanços contribuem, de forma inequívoca, para as melhorias de nossa vida em sociedade.

Das pesquisas selecionadas, observa-se o diálogo entre diferentes eixos temáticos. Inicialmente destacamos a aplicação do método taguchi na otimização dos parâmetros da operação de furação de um material sanduíche, artigo no qual o aumento da produtividade é conciliado entre as estratégias e as engenharias. Ainda no contexto industrial, é demonstrado um estudo sobre o desenvolvimento de fornecedores e a análise de práticas de qualidade total em uma indústria de calçados; seguido pela pesquisa que aborda a importância do desenvolvimento sustentável como uma estratégia empresarial no setor da metalurgia. A Saúde Ambiental, por sua vez, vem representada por meio de três trabalhos. Em um deles, há a comparação dos determinantes envolvidos no perfil de doenças relacionadas às condições sanitárias, entre os dez melhores e os dez piores municípios brasileiros. Nos outros dois, os Resíduos de Serviços de Saúde são analisados quanto às ferramentas e às estratégias utilizadas atualmente em nosso país, cujos impactos ambientais estão cada vez mais evidenciados. Trazemos ainda, pesquisa sobre os incêndios florestais no Parque Nacional da Serra da Canastra e a implementação de manejo integrado do fogo que visa adicionado aos demais, acrescentar aos distintivos do mestrado, o sentido dado à qualificação profissional em alto nível.

Agradecemos a todos os leitores, autores, pareceristas e editores, e saudamos toda a comunidade acadêmica, desejando uma leitura proveitosa.

Profa. Dra. Simone Magela Moreira

Coordenadora do MPSTA/IFMG


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2018v6n2.e572

Apontamentos

  • »


Indexada em:

                    

          

ISSN 2318-6356

Licença Creative Commons
ForScience: Revista Científica do IFMG   http://formiga.ifmg.edu.br/forscience é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

SalvarSalvarSalvarSalvar