Nubank: uma visão exploratória do modelo de negócios da startup

João Paulo Nascimento da Silva, Alvaro Leonel de Oliveira Castro, Joel Yutaka Sugano, Cledison Carlos de Oliveira

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Com o advento das tecnologias da informação e a crescente influência das fintechs, um tipo de startup voltada para o desenvolvimento de tecnologias e soluções financeiras, este artigo faz uso da netnografia como metodologia de pesquisa para estudo da Nubank, startup que desenvolve um modelo de negócios inovador. Com o objetivo de apresentar o modelo de proposta de valor da Nubank, este estudo apresenta a visão dos clientes usuários da empresa, de forma a contrastar o modelo real e o absorvido pelo mercado, sendo possível detectar que a empresa ainda mantém o mesmo padrão da proposta de valor inicial. Porém, critérios como Transparência e Desburocratização já são percebidos como falhos para a empresa. 

Palavras-chave:Nubank. Modelo de negócios. Proposta de valor.

Nubank: an exploratory view of the startup business model

Abstract

With the advent of information technologies and the influence of fintechs, a type of startup focused on the development of technologies and solutions, this is an example of netnography methodology for the development of technology, startup that develops an innovative business model. With the objective of presenting the Nubank’s model of reference value proposal, the market test, real model registration and market consumption, it being possible to detect a company still with the same standard of the proposal of initial value. However, criteria as Transparency and Reduction of Bureaucracy are already perceived as flawed for a company.

Keywords: Nubank. Business model. Value proposition.


Palavras-chave


Nubank, Modelo de Negócios, Proposta de Valor.

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DOI: http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2018v6n3.e465

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