O uso estratégico da identidade, imagem e reputação organizacional: contribuição da comunicação sobre as possibilidades e desafios dessa prática

Dôuglas Aparecido Ferreira

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Este ensaio teórico se propõe a fazer uma reflexão sobre a utilização estratégia da identidade, imagem e reputação organizacional na gestão das empresas. Para tanto, serão resgatados autores com perspectivas diversas sobre a temática, às vezes dialogando com os estudos funcionalistas e outras vezes com uma abordagem mais complexa e relacional. O estudo leva a inferir sobre a relevância de se descolocar de um olhar prescritivo da comunicação para uma visada mais dinâmica que reconheça o constante processo de (re)construção das organizações a partir das interações que estabelecem com os outros atores sociais.

Palavras-chave: Identidade. Imagem. Reputação. Comunicação no Contexto das Organizações.

Abstract

The strategic use of organizational identity, image and reputation: contribution of the communication on the possibilities and challenges of this practice

This theoretical essay proposes to make a reflection about the strategic use of identity, image and organizational reputation in the management of companies. To do so, authors with different perspectives on the subject will be rescued, sometimes dialoguing with functionalist studies and sometimes with a more complex and relational approach. The study leads to inferring the relevance of moving from a prescriptive view of communication to a more dynamic view that recognizes the constant process of (re) construction of organizations from the interactions they establish with other social actors.

Keywords: Identity. Image. Reputation. Communication in the Context of Organizations.



Palavras-chave


Identidade. Imagem. Reputação. Seleção de Empregados. Comunicação no Contexto das Organizações.

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DOI: http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2018v6n3.e429

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