Ecoinovação como vantagem competitiva: um estudo de caso da Dell INC.

João Paulo Nascimento da Silva, Vítor Hugo Santos Ferreira, Rodrigo Marçal Gandia, Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, Joel Yutaka Sugano

Resumo - visualizações: 528


O aumento das preocupações do mercado com as atividades sustentáveis gera oportunidades para o posicionamento das organizações, uma vez que esse posicionamento pode manter a empresa mais competitiva frente aos seus concorrentes. Dessa forma, faz-se necessário entender profundamente o fenômeno da ecoinovação (ou inovações sustentáveis), uma vez que tal tema proporciona diferencial competitivo aos negócios, bem como re-determina as bases econômicas vigentes. É sob esse contexto que se estabelece o objetivo deste artigo, que busca apresentar a prática de ecoinovação da Dell Inc. e revelar como ela pode se tornar fonte de vantagem competitiva para a referida empresa. Assim, partiu-se de um estudo descritivo-exploratório, com uso do estudo de caso, no qual foram coletados dados por meio de uma entrevista semiestruturada e pesquisa documental no Plano Dell 2020. Os principais resultados obtidos foram: a empresa estudada apresenta elevado índice de práticas ecoinovativas e ao mesmo tempo visão, oportunidades e novos mercados por praticar tais inovações sustentáveis. Esses achados se encontram alinhados com a literatura sobre a respectiva temática.

Palavras-Chave: Inovação. Ecoinovação. Dell. Vantagem Competitiva.

Ecoinnovation as a competitive advantage: a case study of Dell INC.

Abstract

The rising market concerns on sustainable activities create opportunities for the firms’ positioning, which can use these to increase competitiveness. However, it is necessary to understand deeply the phenomenon of eco-innovation (or sustainable innovations) in order to leverage competitive assets and keep to date with the economic trends. This article presents a case study of eco-innovation practices at Dell Inc., seeking to understand how these can become a source of competitive advantage for the firm. A descriptive-exploratory study was carried out, in which data were collected through a semi-structured interview and a documentary research on the Dell 2020 Plan. In accordance with the reviewed literature, the results indicate that Dell presents a high index of eco-innovative practices and, at the same, it presents visions, new opportunities and new markets due to these same practices.

Keywords: Innovation. Eco innovation. Dell. Competitive advantage.


Palavras-chave


Inovação, Eco-inovação, Dell, Vantagem competitiva.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016. 225 p.

BELLEN, Hans Michel Van (Org.). Indicadores de sustentabilidade. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação lato sensu. São Paulo: Atlas, 2009.

BOSSEL, Hartmut. Earth at a crossroads: paths to a sustainable future. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

BOWER, Joseph L.; CHRISTENSEN, Clayton M. Disruptive technologies: catching the wave. Harvard business review, v. 73, n. 1, p. 43-53, jan./feb. 1995.

CAMISÓN, César; LÓPEZ, Ana Villar. An examination of the relationship between manufacturing flexibility and firm performance: the mediating role of innovation. International journal of operations & production management, v. 30, n. 8, p. 853-878, 2010.

CARRILLO-HERMOSILLA, Javier; DEL RÍO, Pablo; KÖNNÖLÄ, Totti. Diversity of eco-innovations: reflections from selected case studies. Journal of cleaner production, v. 18, p. 1073-1083, 2010.

CARRILLO-HERMOSILLA, Javier; DEL RÍO, Pablo; KÖNNOLA, Totti. Eco-innovation. when sustainability and competitiveness shake hands. Palgrave, London, 2008.

DELL. Dell 2020 legacy of good plan. 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 jun 2015.

DRUCKER, Peter. The discipline of innovation. Harvard business review, v. 80, p. 95-104, 2002.

DUNPHY, Dexter; GRIFFITHS, Andrew; BENN, Suzanne. Organizational change for corporate sustainability: a guide for leaders and change agents of the future. New York: Routledge, 2003. 315 p.

FOXON, Timothy; ANDERSEN, Maj Munch. The greening of innovation systems for eco-innovation: towards an evolutionary climate mitigation policy. In: DRUID SUMMER CONFERENCE: innovation, strategy and knowledge, 2009, Copenhagen. Proceedings… Copenhagen: DRUID Society, 2009.

FREEMAN, Christopher. Technical change and economic theory. Londres: Pinter Publishers, 1988.

FREEMAN, Christopher; PEREZ, Carlotta. Structural crisis of adjustment, business cycles and investment behaviour. Technical change and economic theory. London: Pinter Publishers, p. 38-66, 1988.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

HADJIMANOLIS, Athanasios. The barriers approach to innovation. In: SHAVININA, Larisa V. (Ed.). The international handbook in innovation. Oxford, UK: Elsevier Science, 2003. p. 559-573.

HART, Stuart L., MILSTEIN, Mark B. Criando valor sustentável. Revista eletrônica RAE executivo, São Paulo, n. 2, 2004. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2015.

HELOANI, Roberto. Sustentabilidade e bons negócios. Revista eletrônica RAE executivo, São Paulo, n. 1, 2005. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2015.

KÖNNÖLÄ, Totti; CARRILLO-HERMOSILLA, Javier; GONZALEZ, Pablo del Rio. Dashboard of ecoinnovation. In: DIME INTERNATIONAL CONFERENCE: innovation, sustainability and policy, 2008, Pessac, France. Proceedings… Pessac, France: University Montesquieu Bordeaux IV, 2008.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro, Elsevier Editora Ltda, 2010.

MADRID-GUIJARRO, Antonia; GARCIA, Domingo; AUKEN, Howard Van. Barriers to innovation among Spanish manufacturing SMEs. Journal of small business management, v. 47, n.4, p. 465-488, 2009.

MANUAL DE OSLO. Proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. [S. l.]: OCDE; FINEP, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2015.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO (OCDE). Eco-Innovation in Industry: Enabling Green Growth. OECD Multilingual Sumaries. Paris, 2010. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2015.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO (OCDE). Sustainable manufacturing and eco-innovation. Framewok, practices and measurement. Synthesis report. Paris, 2009a. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2015.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO (OCDE). Sustainable manufacturing and eco-innovation: towards a green economy. Policy Brief, 2009b. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2015.

PINHEIRO, Ivan Antônio. Fatores do clima organizacional que são motivadores para a inovação tecnológica em um centro de tecnologia. Revista eletrônica de administração, Porto Alegre, ed. 29, v. 8, n. 5, set./out. 2002.

PORTER, Michel. A vantagem competitiva das nações. Rio Janeiro: Campus, 1989.

PORTER, Michel; VAN DER LINDE, Claas. Green and competitive: ending the stalemate. Harvard business review, v. 33, p. 120-134, 1995.

PUJARI, Devashish. Eco-innovation and new product development: understanding the influences on market performance. Technovation, v. 26, n. 1, p. 76-85, 2006.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalism, socialism and democracy. New York, NY: Harper and Row, 1950.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

SCHUMPETER, Joseph Alois. The theory of economic development: an inquiry into profits, capital credit, interest and the business cycle. Cambridge: Harvard Business Press, 1939.

SCHUMPETER, Joseph Alois. The theory of economic development. Cambridge: Harvard University Press, Cambridge Massachusetts, 1934.

STANISLAWSKI, Robert; OLCZAK, Artur. Innovative activity in the small business setor of the textile and clothing industry. Fibres & textiles in eastern Europe, v. 18, n. 1, p. 13-16, 2010.

UNRUH, Gregory. Understanding carbon lock-in. Energy policy, v. 28, n. 12, p. 817-830, 2000.

VIEIRA, Valter Afonso; TIBOLA, Fernando. Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: trilhas para pesquisas futuras. Revista de administração contemporânea, Curitiba, v. 9, n. 2, p. 9-33, 2005.

YIN, Robert. Case study research: design and methods. Newbury Park: Sage, 1989. 166 p.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ZYLBERSZTAJN, David; LINS, Clarissa. Sustentabilidade e geração de valor: a transição para o século XXI. Rio de Janeiro: Campus, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2018v6n3.e412

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexada em:

                    

          

ISSN 2318-6356

Licença Creative Commons
ForScience: Revista Científica do IFMG   http://formiga.ifmg.edu.br/forscience é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

SalvarSalvarSalvarSalvar