Ensinando matemática: construção de uma consciência financeira

Thais Oliveira Duque, Merelayne Karoline da Silva Oliveira Ferreira, Luís Otávio da Costa Rodrigues, Cláudia Melo de Faria

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Este trabalho apresenta um relato de experiência do projeto de extensão universitária “Ensinando Matemática: Construção de uma Consciência Financeira”, que foi realizado na cidade de Bambuí – MG, com a promoção do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, sobre a orientação de uma professora e três alunos, sendo um bolsista. O projeto foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio de duas escolas da cidade, em cinco encontros semanais, com o desenvolvimento de dinâmicas em paralelo, as quais atrelaram os conceitos teóricos com a vivência dos alunos. A partir do quarto módulo, os discentes mostraram evolução referente ao senso crítico, buscando informar-se melhor acerca da realidade do assunto e conseguiram observar aplicações nos próprios cotidianos. Após a consumação dos módulos, os alunos passaram a entender a matemática financeira e suas inúmeras aplicações e consequências econômicas perante decisões errôneas. Mediante este relato, objetiva-se que essa experiência possa ser difundida, pois permitiu o crescimento dos envolvidos em termos conceituais diante do aprofundamento do conteúdo já visto nas aulas tradicionais: ensinando a matemática de maneira prática, contemporânea e contextualizada.


Palavras-chave: Consciência financeira. Projeto de extensão. Contextualização da matemática.

Abstract

Teaching math: building financial awareness

This work presents an experience report on the project of university extension “Teaching Math: building financial awareness”. It which was held in the city of Bambuí, MG, Brazil municipality, promoted by the Federal Institute of Science and Technology under the supervising of a professor and three students, one of them receiving a scholarship. The project was developed with high school students from two schools in the city, in five weekly meetings, with the development of parallel dynamics, which linked the theoretical concepts with the students' experience. The project was developed with high school students from two schools in the city, in five weekly meetings, with the development of parallel dynamics, which linked the theoretical concepts with the students' experience. From the fourth module, the students showed evolution regarding the critical sense, seeking to know more about the reality of the subject and managed to observe applications in the daily ones. After completion of the modules, students came to understand financial mathematics and its many applications and economic consequences in the face of erroneous decisions. Through this report, it is intended that this experience can be diffused, since it allowed the growth of those involved in conceptual terms before the deepening of the content already seen in traditional classes: teaching mathematics in a practical, contemporary and contextualized way.

Keywords: Financial awareness. Extension project. Contextualizing Math.


Palavras-chave


Consciência financeira. Projeto de extensão. Contextualização da matemática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2019v7n1.e368

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