A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio

Suélem Costa Braz, Thamara Kristina Miranda, Cirléia Pereira Barbosa

Resumo - visualizações: 2240


O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização do Jogo dos Sólidos Geométricos como recurso metodológico para o ensino de Matemática na Educação Básica. A proposta teve como objetivo principal fixar conceitos relacionados à temática - como reconhecer os sólidos geométricos e suas propriedades, e calcular o volume e a área total - de forma lúdica e atrativa. O jogo foi aplicado para uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso de jogos e situações desafiadoras, como recursos didáticos, possibilitaram um trabalho lúdico da Matemática na sala de aula. Além de ter a finalidade de fazer com que os alunos aprendam a matéria, os jogos também podem ser encarados como situações oportunas para trabalhar outras questões com os alunos, como socialização, cooperação, respeito, dentre outras.

Palavras-chave: Relato de experiência. Jogos. Matemática.

 

The use of games in mathematics teaching: an experience with middle school students

Abstract

The current work presents the report of an experiment on the use of the Game of Geometric Solids as a methodological resource for the teaching of Mathematics in Basic Education. The main purpose of the proposal was to establish concepts related to the theme - how to recognize geometric solids and their properties, and to calculate volume and total area - in a playful and attractive way. The game was applied to a class of the 3rd year of High School of a school of the state network of the city of Formiga (MG). The results showed that the use of games and challenging situations, such as didactic resources, allow a playful work of Mathematics in the classroom. In addition to having the purpose of getting students to learn the subject, games can also be seen as appropriate situations to work on other issues with students, such as socialization, cooperation, respect, among others.

Keywords: Experience report. Games. Mathematics.


Palavras-chave


Relato de experiência. Jogos. Matemática

Texto completo:

PDF

Referências


BORIN, J. Por que e para que utilizar jogos no ensino de Matemática. In: BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 6. ed. São Paulo: CAEM/ IME- USP, 2007. p. 8-18; 76-78.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2015.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogo na sala de aula. 2000. 239 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2015.

MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. 4 Cores, senha e dominó. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. 167 p.

NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, n. 9, p. 1-6, 2005.

OFICINA: Jogo dos Poliedros. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2015.

RÊGO, R. M; RÊGO, R. G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores associados, 2006. p. 39-56.

STRAPASON, L. P. R; BISOGNIN, E. Jogos pedagógicos para o ensino de funções no primeiro ano do ensino médio. Bolema, Rio Claro, SP, v. 27, n. 46, p. 579-595, ago. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e365

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexada em:

                    

          

ISSN 2318-6356

Licença Creative Commons
ForScience: Revista Científica do IFMG   http://formiga.ifmg.edu.br/forscience é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

SalvarSalvarSalvarSalvar