Desenvolvimento de algoritmo para acionamento inteligente de faróis automotivos

Andrey Gustavo de Souza, Gustavo Lobato Campos

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A Lei 13.290/2016 tornou obrigatório o uso do farol baixo do veículo em rodovias durante o dia com o objetivo de reduzir o número de acidentes, principalmente considerando a colisão frontal em estradas de mão dupla e acidentes envolvendo pedestres e ciclistas. Diversos países europeus, além do Canadá e alguns estados norte-americanos já adotam medida semelhante. Diante de tal cenário, surge uma nova demanda na indústria automotiva, um sistema que acione o farol se o veículo estiver trafegando em rodovias e o desligue em caso deste trafegar em vias urbanas, de forma automática e inteligente. Assim, a proposta deste trabalho é a implantação de um sistema inteligente, em escala reduzida, para o acionamento dos faróis do veículo quando o mesmo trafegar em rodovias. Destaca-se que o sistema proposto utiliza informações já presentes no veículo, ou seja, sem necessidade de maiores investimentos por parte das montadoras. Um estudo das características peculiares a cada meio (rodovias e vias urbanas) será realizado, bem como o levantamento de quais variáveis são utilizadas com o objetivo de determinar se o veículo trafega por uma rodovia ou não, por meio de análises estatísticas.

Palavras-chave: Sistemas automotivos. Eletrônica automotiva. Sistemas embarcados

Algorithm of intelligent activation of automotive headlight

Abstract

The Law 13.290/2016 made it compulsory for vehicles to use low headlights on highways during the day, in order to reduce the number of accidents, especially considering the frontal collision on two-way roads and accidents involving pedestrians and cyclists. Several European countries, Canada and some states of The U.S have adopted similar measures. Before such a scenario, a new demand arises in the automotive industry. A system that will trigger the headlight if the vehicle travels on highways and also will turn it off, if it traffics on urban roads, in an automatic and intelligent way. Therefore, the purpose of this paper is, through information already available in the vehicle, i.e., without the need for major investments by carmakers, propose an automatic activation algorithm of the headlights when the vehicle traffics on highways, i.e., an intelligent system. A study of the peculiar characteristics to each kind of road (highways and urban roads) will be conducted, as well an evaluation of which variables will be used in order to determine if the vehicle traffics on a highway or not, by means of statistical analysis.

Keywords: Automotive systems. Automotive electronics. Embedded systems.


Palavras-chave


Sistemas automotivos. Eletrônica automotiva. Sistemas embarcados.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e224

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ISSN 2318-6356

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