Estudo da responsabilidade social corporativa no setor de serviços da cidade de João Monlevade-MG

Breno Eustáquio da Silva, Ronan Henrique Menezes Rocha

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O presente artigo levantou as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no setor de prestação de serviços na cidade de João Monlevade-MG. As práticas de RSC são fundamentais para o processo de gestão, pois os recursos humanos dessas organizações, bem como os núcleos familiares desses colaboradores, acabam sendo os mais beneficiados. Com este estudo, pretendeu-se investigar a seguinte problemática: as empresas do setor de serviços de João Monlevade praticam ações de Responsabilidade Social Corporativa? O objetivo geral foi analisar se as empresas do setor de serviços de João Monlevade praticam ações de RSC da forma como teoria e prática exigem. Ao se aplicar uma pesquisa descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa, chegou-se à conclusão de que as práticas de RSC são irrisórias no setor pesquisado, sendo necessário promover ações que possam garantir que essa técnica de gestão seja implementada a fim de trazer mais benefícios tanto para as empresas quanto para a sociedade.

Palavras-chave: Responsabilidade social corporativa. Administração de serviços. Organizações.

Study of corporate social responsibility in the services sector of João Monlevade - MG

Abstract

This article raised the Corporate Social Responsibility Practices (CSR) in Service Delivery Sector of João Monlevade, Minas Gerais. CSR practices are critical to the management process, because the human resources of these organizations, as well as the nuclear families of these employees end up being the most benefited. With this article, we intended to investigate the following issues: do the companies of João Monlevade services industry practice Corporate Social Responsibility actions? The overall objective was to assess whether the companies of João Monlevade services industry practice CSR actions in the waytheory and practice require. After applying a descriptive research with qualitative and quantitative approaches, we came to the conclusion that CSR practices are negligible in the researched sector, being necessary to promote actions that can ensure this management technique is implemented in order to bring more benefits to the society.

Keywords: Social responsibility. Services administration. Organizations.


Palavras-chave


Responsabilidade Social; Administração de serviços; Organizações.

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DOI: http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2016v4n1.e180

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