O problema do carpinteiro: estudando semelhança de triângulos por meio da fachada de uma casa

Márcio Antônio Souza Paim

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Este trabalho tem o objetivo de investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recursos didáticos no processo de aprendizagem da matemática na escola básica. Foi realizada uma sequência de ensino utilizando o software Régua e Compasso (R.e.C.)  para a compreensão da semelhança de triângulos em uma turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O 1º módulo do curso em Higiene e Segurança do Trabalho foi em uma Instituição Técnica Federal do município de Santo Amaro, Estado da Bahia. A sequência foi construída por meio de uma atividade que explora uma situação cotidiana sobre o conteúdo proposto a partir da ideia de construção do conhecimento do aluno, através das Tecnologias de Informação e de tarefas implementadas pelo professor. A análise final sugere que, ao investigar os registros de uma aluna, de uma turma de quinze estudantes, na resolução da atividade com o auxílio do software R.e.C., a mesma desenvolveu uma melhor aprendizagem dos conceitos sobre semelhança de triângulos. Este trabalho mostrou que a descoberta e o uso dessas tecnologias podem ser úteis na contextualização do ensino de matemática, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes.

Palavras–chave: Semelhança de Triângulos.  EJA.  R.e.C.

Abstract

Carpenter problem: studying similar triangles through a house facade

This work aims to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as teaching resources in mathematics learning process, in basic school. A teaching sequence using the Ruler and Compass software (C.a.R.), for understanding the similarity of triangles in a class of Youth and Adult Education – YAE was held. The 1st course module on Hygiene and Safety was in a Federal Technical Institution in Santo Amaro, Bahia. The sequence was constructed through an activity that explores an everyday situation on the proposed content, from the construction idea of student's knowledge through information technologies and tasks implemented by the teacher. The final analysis suggests that, when investigating the records of one student, in a class of fifteen, in solving activity with the help of C.a.R. software, she developed a better learning of the concepts of similar triangles. This work showed that the discovery and the use of these technologies may be useful in contextualizing the teaching of mathematics, contributing to student learning.

Keywords: Similarity of Triangles. YAE. C.a.R.


Palavras-chave


Semelhança de Triângulos. EJA. R.e.C

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DOI: http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2015v3n1.e139

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