Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista ForScience?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista ForScience oferece dois modelos de layout para a formatação do artigo, conforme se segue:

 

                                  LAYOUT ARTIGO - MODELO MICROSOFT WORD (.DOCX)                      LAYOUT ARTIGO - MODELO LATEX (.RAR)

 

Para mais informações quanto à submissão de artigos à ForScience, leia nosso tutorial: TUTORIAL DE SUBMISSÃO

 

A Revista ForScience segue as boas práticas de pesquisa da ANPAD, pois com base no manual repesenta um conjunto de critérios e orientações a respeito da publicação científica e dos papéis dos principais atores envolvidos no processo, tanto sob o ponto de vista ético quanto do operacional. Acessar documento.

 

CONSIDERAÇÕES GERAIS

O artigo completo deve conter no máximo de 20 (vinte) páginas. Quanto às margens devem ser: (superior e esquerda 3,0 cm; direita e inferior 2 cm) e espaço interlinear de 1,5 cm.  O tamanho de página deve ser A4, impreterivelmente. O artigo deve ser escrito no programa Word for Window ou LATEX devendo o mesmo ser enviado em uma destas versões. O tamanho do arquivo não deve ultrapassar 5MB. Para os artigos escritos em LATEX, deve-se submeter apenas o arquivo .pdf gerado, e caso ele seja aceito para publicação, o template, arquivo de referências e as figuras utilizadas serão posteriormente solicitados.

Atenção: a autoria não deve constar no trabalho.


DETALHES DA FORMATAÇÃO

a) Título: deverá ser na fonte Times New Roman 12 em negrito e centralizado.

b) Resumo: deverá ser fonte Times New Roman 12. Os artigos deverão ser acompanhados de resumos em português (sem parágrafo, justificado, e espaçamento simples), de 3 a 5 palavras chaves, alinhadas à esquerda, em português.

c) Palavras chaves: logo abaixo do resumo, sem espaço entre linhas deve ser informadas as palavras-chave, em número de três a cinco, em português, separadas por ponto final com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúsculo. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, com alinhamento à esquerda.

d) Title: abaixo das palavras-chave é o título traduzido para a língua inglesa, seguindo a mesma formatação do título em português, exposto anteriormente.

e) Abstract: é o resumo traduzido para a língua inglesa, colocado abaixo do Title, seguindo a mesma formatação do resumo em português, exposta anteriormente.

f) Keywords: logo abaixo do abstract, são as palavras-chave traduzidas para a língua inglesa, seguindo a mesma formatação das palavras-chave, exposta anteriormente.

g) Numeração de páginas: a numeração de página deve estar na margem superior alinhada à direita, com tipo de fonte Times New Roman, tamanho de fonte 10 (dez), iniciando a numeração a partir da primeira página do artigo.

h) Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.

i) Corpo do texto: divide-se em introdução, desenvolvimento, discussão dos resultados e conclusão. O corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título ou subtítulo da seção correspondente. Fonte Times New Roman tamanho 12, justificado, formatado em 1 coluna e com espaçamento entre linhas de 1,5cm.

j) Notas de rodapé: devem ser evitadas as notas de rodapé. Somente deverão ser utilizadas quando estritamente necessário.

k) Siglas: use a forma completa do nome de todas as organizações e entidades normalmente conhecidas por suas siglas na primeira ocorrência e, nas ocorrências posteriores, basta usar a sigla. Por exemplo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

l) Outros: números de um a nove devem ser escritos por extenso. Termos estrangeiros e nomes de obras/programas devem ser marcados em itálico.

m) Referências: o título “Referências” deve ser centralizado fonte Times New Roman 12. As referências bibliográficas devem ser representadas em ordem alfabética e conter todos os dados necessários à sua identificação conforme a norma NBR 6023/2002 ABNT.

n) Agradecimentos: quando houver agradecimentos o mesmo deve ser inserido após à conclusão do trabalho seguido do título "Agradecimento".

 

EXEMPLOS DE CITAÇÕES 

Para apresentação de citações em documento deve-se utilizar a norma NBR 10520:2002. Cada referência textual deve corresponder a uma referência completa na lista de referências ao final do corpo do texto. Confira antes de encaminhar o artigo se todas as citações estão presentes. As citações devem ser feitas na língua do artigo.

a) Citação Indireta (sem aspas): no corpo do texto, um autor (SOBRENOME, ano).

b) Citação Indireta (sem aspas): no corpo do texto, autores e obras distintas (SOBRENOME, ano; SOBRENOME, ano).

c) Citação Indireta (sem aspas): no corpo do texto, dois autores de uma obra (SOBRENOME; SOBRENOME, ano).

d) Citação Direta (com aspas) até três linhas: “A postura do professor centralizador e ‘dono do saber’ transforma-se em uma atitude de orientador e facilitador de aprendizagem.” (SOBRENOME, ano, p. 00).

e) Ao omitir parte de citação direta: “[...] em função da velocidade das mudanças e de novos paradigmas, pois o que é novo hoje amanhã poderá estar superado.” (SOBRENOME, ano, p. 00).

f) Citação Direta com mais de três linhas devem ser destacadas: com um recuo à esquerda de 4 cm, fonte Times New Roman 10, espaçamento simples e sem aspas).

 

ELEMENTOS DE APOIO: ILUSTRAÇÕES, TABELAS, QUADROS E GRÁFICOS

A formatação de tabelas se difere um pouco da formatação de figuras, quadros e gráficos. Para as tabelas, a numeração deve ser em algarismo arábico, sequencial, inscrita acima da mesma e precedida da palavra Tabela. Deve-se colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo, como fonte Times New Roman 10 e alinhado à esquerda. A fonte deve ser colocada  abaixo da tabela para indicar a autoridade dos dados, precedida da palavra Fonte.     

Para a formatação de quadros, figuras e gráficos deve ser utilizada a mesma formatação, porém inseridas na parte inferior juntamente com a fonte.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

As referências devem seguir a NBR 6023:2002.  Apresentadas em ordem alfabética, espaçamento deve ser simples, com espaço duplo entre elas, alinhamento à margem esquerda. Exemplos:

a) Livro:

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

b) Capítulo de livro:

HIBBELER, R. C. Equilíbrio de um ponto material. In: HIBBELER, R. C. Estática: mecânica para engenharia. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2005. p. 68-95.

c) Artigo de jornal:

PAIVA, Anabela. Trincheira musical: músico dá lições de cidadania em forma de samba para crianças e adolescentes. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 2, 12 jan. 2002.

d) Artigo de periódico:

REZENDE, Denis Alcides; GUAGLIARDI, José Augusto. Alinhamento, contribuições e relações da tecnologia da informação com planos e planejamentos municipais: survey em prefeituras brasileiras. Revista de Administração-RAUSP, São Paulo, v. 42, n. 4, p. 454-467, jan. 2007.

E) Documento eletrônico:

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Sete campi do IFMG promovem Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Disponível em: <http://www.ifmg.edu.br/portal/index. php/todas-as-noticias-ultimas-noticia/2415-semanas-ifmg>. Acesso em: 17 out. 2012.

f) Dissertação e Tese

ALVES, José Eustáquio Diniz. Transição da fecundidade e relações de gênero no Brasil. 1994. 298f. Tese (Doutorado em Demografia) – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1994.

g) Eventos (seminários, congresso...)

DAMASCENO, Andreia Cristina; MESQUITA, José Marcos Carvalho de. Indicadores de usabilidade da biblioteca de uma Instituição de ensino público federal. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU), XVII., 2012, Gramado. Anais... Gramado: FAURGS, 2012. Disponível em: <http://www.snbu2012.com.br/anais/ pdf/4QAW.pdf>. Acesso em: 17 out. 2012.

h) Documento jurídico

BRASIL. Congresso. Senado. Resolução n° 17, de 1991. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991.

ANEXOS

Os anexos ou apêndices devem estar localizados no final do artigo e identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos seus títulos correspondentes. Eles devem ser citados no corpo do texto. Novamente advertindo que o artigo completo não deve exceder 20 (vinte) páginas. Exemplo:

APÊNDICE A – Avaliação numérica de numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução

APÊNDICE B – Avaliação de células musculares presentes nas caudas em regeneração


EM CASO DE DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO COM:

Roger Santos Ferreira
E-mail: suporte.forscience@ifmg.edu.br

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". 

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou LATEX. URLs para as referências foram informadas quando possível.
     
  3. O texto está em espaço de 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. O tamanho do arquivo não ultrapassa 5Mb.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. Todos os coautores apresentaram efetiva contribuição no desenvolvimento do trabalho estando cientes e concordando com a sua submissão no processo de avaliação na Revista ForScience.
  7. Os nomes de todos os coautores devem ser inseridos no momento da submissão e na ordem de autoria do trabalho. Os autores estão cientes de que após a submissão não será possível a inserção de novos autores nem a alteração da ordem de autoria previamente inserida.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:

- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.

  • Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience.
 
- Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma do
artigo, porém preservando o conteúdo.

- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.

- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão

 

Política de Privacidade

Os dados armazenados sobre o usuário cadastrado na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação. Contudo, mediante solicitação, poderão ser disponibilizados a estes.

 

 


Indexada em:

                    

          

ISSN 2318-6356

Licença Creative Commons
ForScience: Revista Científica do IFMG   http://formiga.ifmg.edu.br/forscience é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

SalvarSalvarSalvarSalvar